Gildenir Carolino Santos
Rosemary Passos
Palavras-chave: Metodologia científica., Pesquisa científica., Referências – Normalização., Citações – Normalização., Documentação – Normalização.

Este manual, baseado nas normas da ABNT e ISO, é de grande valia para a área de documentação e pesquisa, mesmo porque mostra como o pesquisador deve organizar as suas referências bibliográficas para documentos impressos, eletrônicos e especiais. Além da organização das referências, organiza também as citações de todo tipo de documentos, aponta como elaborar um relatório técnico-científico, como estruturar os trabalhos acadêmicos (tcc, dissertações e teses) e auxilia os menos experientes na montagem de um projeto de pesquisa. Trata-se de uma obra obrigatória à biblioteca de todos aqueles que se lançam à produção de trabalhos acadêmicos e relatórios de pesquisa. De fato, com o advento da Internet, as rotinas de normalização sofreram significativas mudanças tanto na organização, como na forma de busca nas bases de dados on-line. Essas mudanças são aqui incorporadas, dentro de uma clareza meridiana e didática.

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de revistas científicas digitais das áreas de Educação e Biblioteconomia. Editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP). Editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science). Docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas.

Rosemary Passos, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação (2015) Universidade Estadual de Campinas no Grupo ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita). Mestrado em Ciência da Informação (2003) Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduação em Biblioteconomia (1991) Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Graduação e Licenciatura Plena em Letras (1987) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itú. Profissional da área de humanas (bibliotecária supervisora de secção) da Universidade Estadual de Campinas. Professora contratada no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da PUC-Campinas.

Capa para Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica
maio 18, 2017

978-85-64830-06-6
Date of first publication in original language (20)