Banner Portal
Do mais recente ao mais antigo – In Memoriam Francisco Laranjo
Capa: Marta Strambi, “Dias estranhos vistos de perto”, 2022 (detalhe).
PDF

Palavras-chave

Francisco Laranjo
Pintura portuguesa
Arte contemporânea

Como Citar

LAMBERT, Maria de Fátima. Do mais recente ao mais antigo – In Memoriam Francisco Laranjo. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 125–141, 2022. DOI: 10.20396/visuais.v8i2.17450. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/17450. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se relaciona com a poética do pintor Francisco Laranjo artista que cumpre uma exigência de rigor e depuração da própria linguagem pictural organizando as duas componentes direccionais da sua fundamentação estética: o caminho de dentro e os caminhos do exterior., através de uma resolução aguda e profundamente adequada ao seu desígnio estético e às condições de práxis artística. Regulariza a convergência opcional da sua via enquanto responde ao encaminhamento volcado para a sabedoria.

https://doi.org/10.20396/visuais.v8i2.17450
PDF

Referências

ECO, Umberto Eco, Arte y Belleza en la Estetica Medieval, Barcelona, Ed. Lumen, 1999.

DAIDÔ, Hôgen. No Caminho Aberto, Lisboa, Assírio & Alvim, 1993.

MING, Sin Sin “Inscrição sobre a Fé no Espírito” in Jacques Brosse, Os Mestres Zen, Lisboa, Pergaminho, 1999, pp.38-39.

LAMBERT, Marie Thèrese. Le Tao, Paris, Seghers, 1988, p.36

CIORAN, E. M. A tentação de Existir, Lisboa, Relógio d'Água, 1988.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.