Resumo
Neste texto, partimos de conexões entre objetos e processos, buscando uma aproximação com a formação complexa da expressão, considerando a ampliação de oportunidades que a experiência da arte propõe ao mundo. Em sua fase "pós-autônoma", a arte se reconecta com a realidade que é agora uma teia cujos emaranhados redesenham uma circularidade orgânica em sua própria sobrevivência.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1995.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica da obra de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
SETTIS, Salvatore. La "Tempestad" interpretada. Madrid: Akal, 1990.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica da obra de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.
GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
SETTIS, Salvatore. La "Tempestad" interpretada. Madrid: Akal, 1990.
Downloads
Não há dados estatísticos.