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A caligrafia da paisagem
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Palavras-chave

Domenèc Corbella
Pintura
Paisagem

Como Citar

TORRES GONÇALVES, Sofia. A caligrafia da paisagem: a essência da linha oriental na pintura de Domènec Corbella. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 48–67, 2020. DOI: 10.20396/visuais.v6i2.14774. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/14774. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma análise sobre a presença e evolução da linha caligráfica oriental no trabalho de Domenec Cobella, em especifico, das suas pinturas de paisagem realizadas entre 2003 e 2012 (fases Espirito Essencial e Espirito Zen). A partir de 2003, com o inicio da etapa Espirito Essencial (2003-2006) a paisagem assume-se como tema principal na obra pictórica deste artista. Nos trabalhos desenvolvidos ao longo deste período, observa-se uma crescente sintetização  dos elementos que formam o quadro, assim como o inicio da aplicação da linha como elemento modelador entre signo e significado, numa epitome depurada dos elementos que compõe. Essa depuração é levada ao extremo na fase seguinte, intitulada Espirito Zen (2007-2012) onde se observa um encadeamento na procura da essência dos elementos a representar, numa espécie de sintetização formal dos princípios externos da paisagem. A linha, ou o traço, transformam-se na matéria que conduz a união entre signo e significante, entre pintura e caligrafia, entre forma e mancha, ideia partilhada pelo Principio da Pincelada Única de Shitao.

https://doi.org/10.20396/visuais.v6i2.14774
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Referências

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