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Arquivo e hibridização
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Palavras-chave

Arquivo
Paulo Gaiad
Hibridizações
O Banquete
Multiplicidade interpretativa.

Como Citar

SIEBERT, Manuela Cristina. Arquivo e hibridização: multiplicidades interpretativas nas obras de Paulo Gaiad. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 3, n. 5, p. 116–125, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i5.12024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12024. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo busca analisar o arquivo como um sistema de potenciais hibridizações, as quais permitem conexões entre percepções e/ou sensibilidades que podem ser, à priori, consideradas distantes ou desconexas. Essas questões serão discutidas a partir da obra do artista Paulo Gaiad e das interpretações múltiplas que ela sugere devido às hibridizações presentes nela, não só pelo viés da fatura e das suas obras de técnica denominada "mista", mas também pelo discurso do próprio artista.  A questão da multiplicidade interpretativa na obra de Gaiad será colocada em um diálogo com o texto "O Banquete" de Platão, no qual essa questão é debatida a cerca do sentimento do amor. 

https://doi.org/10.20396/visuais.v3i5.12024
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Referências

BASCHIROTTO, Viviane. Considerações sobre o gesto na fatura, in Paulo Gaiad. In: Dossiê Paulo Gaiad, Revista Punctum, Florianópolis: UFSC, 2012.

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NARLOCH, C. Das artes liberais ao hibridismo: as revoluções dos conceitos nas artes visuais. In: LAMAS, Nadja de Carvalho. (Org). Arte contemporânea em questão. Joinville (SC): Editora da Univille, 2007.

PLATÃO. O banquete. São Paulo: Martin Claret, 2015.

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