Resumo
Apresenta-se uma leitura crítica sobre “Mundo Novo” a exposição de pintura de Ilídio Salteiro no Salão da SNBA, em Lisboa, Portugal, no começo de 2024. Relaciona-se a proposta com algumas regularidades poéticas (o pântano, a casa, a ponte, a ilha, o muro) e plásticas (a pintura a óleo, as camadas de tinta, a organização em dípticos ou em séries). Visitam-se alguns dos lugares da topografia excursiva da sua iconografia, selecionando alguns exemplos, como a Ponte, a Torre, o Muro, a Casa, o Paraíso, o Livro, e procurando enfatizar alguns tópicos de exploração plástica. Conclui-se revelando uma atitude proposicional ética e plástica que articula toda a sua expressão visual, ligando solidamente as mais dispersas referências.
Referências
ANTUNES, António Lobo & Silva, João Céu e. Uma longa viagem com António Lobo Antunes. Lisboa: Contraponto, 2024, ISBN: 978-989-666-481-7.
CARTAXO, Zalinda (2020) “A Pintura como Pensamento”. In: FERREIRA, António Quadros. Pintura como Pensamento. Torres Vedras: Câmara Municipal, p. 50-57, 2021.
CATTANI, Icleia. "João Paulo Queiroz: Na Paisagem". In: Na paisagem, de João Paulo Queiroz. Catálogo da exposição, Pinacoteca do Instituto das Artes, Porto Alegre, Brasil, 2017.
CHARRÉU, Leonardo. "Outros modos, outras narrativas da paisagem figurada nas micropinturas contemporâneas de João Paulo Queiroz". In: Revista Gama, Vol. 7, N. 14. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2019.
CIRILLO, José. “Inquietude Domada: entre o céu e a terra”. In: Es Hoje, 2024. URL: https://eshoje.com.br/colunistas/jose-cirillo/2024/11/inquietude-domada-entre-o-ceu-e-a-terra/
FERREIRA, António Quadros. A Pintura é uma Lição: Sciencia Potentia Est. Porto: i2ads Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto & Edições Afrontamento, 2022, ISBN 978-989-9049-28-4.
MARQUES, Inês Andrade. “Quando o artista ‘se apropria do Espaço como coisa sua’”. In: Revista Gama, Estudos Artísticos, 2016, ISSN 2182-8539, e-ISSN 2182-8725, 4 (7): 121-128. URL: http://hdl.handle.net/10451/34089.
PRIETO, Margarida. “À espera”. In: Revista: Estúdio, Artistas sobre outras Obras, 2013, ISSN 1647-6158, e-ISSN 1647-7316. Vol. 4 (8): 335-343. URL http://www.scielo.mec.pt/pdf/est/v4n8/v4n8a45.pdf .
RIZZOLI, Marcos. "Editorial Éter: Entre a pesquisa de linguagem e o Sistema da Arte." In: Mello, Paulo, 2018. O dogmático mercado de arte: Uma crítica contemporânea em desenvolvimento. São Paulo: CIANTEC, 2018. https://www.academia.edu/43579430/O_DOGM%C3%81TICO_MERCADO_DE_ARTE_Uma_cr%C3%ADtica_contempor%C3%A2nea_em_desenvolvimento.
SANTOS, Luísa. “João Paulo Queiroz: Desenhos, 2005-2016. Acalmar a natureza inquieta do lugar”. In: Revista Estúdio, artistas sobre outras obras, 2017, ISSN 1647-6158 e-ISSN 1647-7316. 8, (17), janeiro-março. 28-41. URL: http://www.scielo.mec.pt/pdf/est/v8n17/v8n17a03.pdf .
VIEIRA, Joaquim Pinto. Riscotudo: João Paulo Queiroz 26.02.2019, 2019. Em linha: URL: https://riscotudo.wordpress.com/2019/02/10/joao-paulo-queiroz-26-02-2018/
VILLA, Danillo & OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. “A experiência que a vista alcança: desdobrando paisagens sob a perspectiva de seis artistas contemporâneos”. In: Revista Croma, Estudos Artísticos, 2019, ISSN 2182-8547, e-ISSN 2182-8717. 7(13), 116-128. URL: https://croma.belasartes.ulisboa.pt/C_v7_iss13.pdf

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Visuais