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Palavras-chave

Espiral
Disco
Caraxia
Mebs
Esculturas sonoras

Como Citar

MEIRELES, Cildo. Projeto : Gráfico de Mebs, Caraxia (1970-1971). Revista Visuais, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 27–32, 2024. DOI: 10.20396/visuais.v10i2.20144. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/20144. Acesso em: 15 maio. 2025.

Resumo

Mebs/Caraxia (1970-1971) é um disco de vinil de 33 rpm, com edição de 500 cópias e produção do autor. A ideia deste disco, gravado a partir do uso de um oscilador de frequência, foi construir esculturas sonoras, ou seja, projetar uma imagem espacial por meio da percepção auditiva. Assim, de um lado do vinil, a banda MEBS seria o gráfico sonoro da fita de Moebius, enquanto o outro lado, CARAXIA, se refere a tornar sonora uma espiral. Em 1981, Rodolfo Caesar e Tim (Luiz Augusto) Rescala executaram um trecho de Caraxia na Sala Sidney Miller, Funarte, Rio de Janeiro.

https://doi.org/10.20396/visuais.v10i2.20144
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Referências

CAESAR, Rodolfo. A noite e a notação musical. Revista Arte e Palavra, Forum de Ciência e Cultura, 1987. (Arquivo digital cedido pelo autor.)

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. Na espiral de uma escuta noturna: poesia e topologia em Mebs/Caraxia. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 376–399, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.51852. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/51852. Acesso em 15/11/2024.

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