Resumo
O texto é o compartilhamento de uma conversa com Rodolfo Caesar. Essa conversa passeia pelos vários assuntos que têm acompanhado o trabalho artístico e acadêmico do compositor e pesquisador ao longo de sua vida. Questões da materialidade, da subjetivação tecnológica, dos meios, dos animais, da imagem do som. Mas, na conversa, o ato de escutar e suas múltiplas descobertas ocupou os interesses dos dois interlocutores e ganhou primazia. Rodolfo Caesar, além de ter uma produção artística das mais criativas no campo das artes da escuta (da música, das artes sonoras), tem oferecido uma significativa contribuição para a integração da prática artística com a pesquisa científica. Seus trabalhos sustentam, com admirável perspicácia, uma perspectiva crítica aliada a uma leitura poética do campo da música.
Referências
BANDEIRA, André Damião. Observações sobre a experiência histórica da Computação & Música no Brasil (1962-2000). 2022. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: www.teses.usp.br . Recuperado em 20/11/2024.
CAESAR, Rodolfo. Fábulas para a escuta. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2024.
CAESAR, Rodolfo. O enigma de lupe. Rio de Janeiro: Zazie Editora, 2016.
CAESAR, Rodolfo. Círculos ceifados. São Paulo: 7 Letras, 2010.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Essai interdisciplines. Paris: Editions du Seuil, 1966.
SCHAEFFER, Pierre. À la recherche d’une musique concrète. Paris. Editions du Seul, 1952.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Visuais