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Kohay, senpai e a escuta como método
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Palavras-chave

Escuta
Sonologia
Acusmática
Composição musical

Como Citar

TABORDA, Tato. Kohay, senpai e a escuta como método. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 68–76, 2024. DOI: 10.20396/visuais.v10i2.20137. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/20137. Acesso em: 15 maio. 2025.

Resumo

Os termos senpai e kohai referem-se a um modo de relação entre estudantes onde o mais experiente, o senpai, serve de referência para o menos graduado. Esse texto, escrito pela perspectiva de um kohay, busca apresentar de forma breve alguns aspectos da atuação do compositor Rodolfo Caesar, seja no âmbito da criação musical ou em seu modo de navegação pelas vias sinuosas da vida acadêmica, acentuando a singularidade de sua produção nos dois campos. Partindo de sua formação em ambientes fortemente marcados pela experimentação, no Brasil e na França, o pensamento de Caesar sobre a escuta, posto em ato em obras e textos ao longo de mais de 4 décadas, impõe-se por sua originalidade e elegância.

https://doi.org/10.20396/visuais.v10i2.20137
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Referências

CAESAR, Rodolfo. Artefatos FM para a produção de ritmos pseudo-naturais. Anais do III Simpósio Brasileiro de Computação e Música, Recife, 1996.

CAESAR, Rodolfo. Fábulas para a escuta. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2024.

CAESAR, Rodolfo. O enigma de lupe. Copenhage: Zazie Edições, 2016.

FERRAZ, Sílvio. Duas peças de Rodolfo Caesar: Tinnittus (2004) e Bio-Acústica (2005). Revista Música Hodie, v. 8, n. 1, pp. 87-98, 2008.

MANNIS, José Augusto. A Música eletroacústica no Brasil, de 1982 a 1994. Anais do 1º Encontro de Música Eletroacústica, Brasília, 1994.

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