Banner Portal
A secundarização do conteúdo na análise psicanalítica do impulso criativo
PDF

Palavras-chave

secundarização do conteúdo
Psicanálise
Memória
Melanie Klein
Impulso criativo

Como Citar

SARAIVA, Diogo Manuel Vieira; RIBEIRO, Dinis Cayolla; LOUREIRO, Domingos Fernando da Silva. A secundarização do conteúdo na análise psicanalítica do impulso criativo. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 164–185, 2024. DOI: 10.20396/visuais.v10i2.20117. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/20117. Acesso em: 15 maio. 2025.

Resumo

Este artigo procura explorar a noção de secundarização do conteúdo, apontando as limitações da abordagem psicanalítica da estética explorada por Sigmund Freud, no momento de analisar e compreender o impulso criativo do artista. Neste enquadramento, reconhece-se na abordagem Kleiniana, a capacidade para explorar este território, relacionando os aspetos formais que a definem, com o elemento da memória enquanto ferramenta prática e teórica. Desta forma estabelece-se uma ponte entre os dois territórios, possibilitando uma exploração focada na compreensão dos motivos por detrás do impulso criativo e independente das especificidades do conteúdo resultante.

https://doi.org/10.20396/visuais.v10i2.20117
PDF

Referências

BION, Wilfred. Elementos de Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1963. (Trad. Salomão, J. ), 2004.

BOISBAUDRAN, Paul-Émile Lecoq de. The Training of The Memory in Art and the Education of The Artist. London: Macmillan and Co., Limited, 1911. (Trad. de excertos de 1847, 1872 e 1879 - L.D. Luard.).

EHRENZWEIG, Anton. Unconscious Form-Creation in Art’, London: British Journal of Medical Psychology, 1949.

FREUD, Sigmund. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud, Volume VII (1901-1905): Fragment of an Analysis of a Case of Hysteria Three Essays on Sexuality and Other Works. London: The Hogarth Press And The Institute of Psycho-analysis, 1905. (Trad. Strachey, J., Freud, A., Strachey, A., Tyson, A.), 1953.

FREUD, Sigmund. The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud, Volume XIII (1913 - 1914), Totem and Taboo and Other Works. London: The Hogarth Press and The Institute of Psycho-analysis, 1914. (Trad. Strachey, J., Freud, A., Strachey, A., Tyson, A.), 1955.

FREUD, Sigmund. The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud, Volume XI (1910), Five Lectures on Psycho-Analysis Leonardo da Vinci and Other Works, London: The Hogarth Press and The Institute of Psycho-analysis, 1910. (Trad. Strachey, J., Freud, A., Strachey, A., Tyson, A.), 1957.

FREUD, Sigmund. 1926 The standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud, Volume XX (1925 - 1926), An Autobiographical Study, Inhibitions, Symptoms and Anxiety, The Question of Lay Analysis and Other Works, London: The Hogarth Press And The Institute of Psycho-analysis. 1926. (Trad. Strachey, J., Freud, A., Strachey, A., Tyson, A.), 1959.

GAMMELL, R. H. Ives. The Shop-Talk of Edgar Degas. Boston: University Press, 1961.

GLOVER, Nicky. Psychoanalitic Aesthetics: an introduction to the British School (The Harris Meltzer Trust Series - Kindel edition). London: Harris Meltzer Trust, 2009.

KLEIN, Melanie. Infantile anxiety-situations reflected in a work of art and the creative impulse. International journal of Psycho-Analysis 10:436-443. Em M.Klein, Contributions to Psycho-Analysis 1921-1945. London: Hogarth, 1929.

KLEIN, Melanie. The psycho-analysis of children. London: The Hogarth Press, 1949.

KLEIN, Melanie. The writings of Melanie Klein. envy and gratitude and other works 1946-1963. London: Hogarth Press and the Institute of Psycho-Analysis, 1975.

KLEIN, Melanie. Love, guilt and reparation and other works: 1921-1945. London: Karnac Books, 1992.

MELTZER, Donald. Review of The Invitation in Art, by A. Stokes, London: International Journal of Psycho-Analysis, 46, 1965.

SEGAL, Hanna. The Work of Hanna Segal - A Kleinian Approach to Clinical Practice. New York: Jason Aronson, Inc. , 1981.

SEGAL, Hanna. Introduction to the Work of Melanie Klein. London: Karnac, 1988.

SEGAL, Hanna. Symbolic equation and symbols. In H. Segal, Yesterday, Today and Tomorrow. London: Routledge, 2007.

SERRA, Filomena. A Experimentação Abstrata de Fernando Lanhas. Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX. Alfragide: Editorial Caminho, 2007.

STOKES, Adrian. The Quattro Cento: A Different Conception of the Italian Renaissance. London: Faber & Faber. New Editions, 1932.

STOKES, Adrian. The Invitation in Art. London: Tavistock, 1965.

STOKES, Adrian. Critical Writings, ed. L. Gowing. 3 vols. London: Thames & Hudson, 1973.

WILLIAMS, Meg Harris. Art and Analysis an Adrian Stokes Reader. London: Karnac Books Ltd, 2014.

WOLLHEIM, Richard. Preface. A. Stokes, The Invitation in Art. London: Tavistock. 1965

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.