Resumo
O texto trata de duas peças do compositor Rodolfo Caesar, Dueto Je Ne e Steve Lá, construídas a partir do procedimento do compositor norte-americano Steve Reich da micro-defasagem entre trilhas de áudio. Apesar de utilizar da mesma técnica, todavia, Caesar cria outros sentidos, seja a partir da relação deste procedimento com os materiais de origem, seja, no caso de Steve Lá, por acoplar imagens visuais ao substrato sonoro. Os sentidos criados com o material apropriado pelo compositor - a voz do artista Joseph (caso de Dueto Ja Ne) e imagens e a música do DVD Broadway (caso de Steve Lá) serão analisados. Finalmente, será marcada a vinculação do Dueto Ja Ne a um desenho do artista visual Milton Machado que possui caráter de uma partitura, de cuja leitura proveio a ideia de apropriação do procedimento de Reich.
Referências
BEUYS, Joseph. A Revolução Somos Nós. In: Escritos de Artistas. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
BEUYS, Joseph. Ja ja ja ja ja, Nee Nee Nee Nee. In: The multiples of Joseph Beuys, from the collection of the Pinakothek der Moderne, Munich. (Website). 2014. Acessível em: https://pinakothek-beuys-multiples.de/product/ja-ja-ja-ja-ja-nee-nee-nee-nee-nee/?lang=en, acesso em 09/11/2024
BEUYS, Joseph. Ja, Ja, Ja, Nee, Nee, Nee. Arquivo de áudio. Disponível em: https://www.ubu.com/media/sound/artist_tellus/Tellus-21-Artists_01_beuys.mp3; Acesso em 14/11/2024.
CAESAR, Rodoldo. Fábulas para a Escuta. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2024.
CAESAR, Rodolfo. Dueto Ja Ne. (música em áudio). 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2b_lSd0jjd0, acesso em 11/11/2024.
CAESAR, Rodolfo; PSCHETZ, Larissa. Steve Lá. (Vídeo). 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HhgvULjWaq0, acesso em 11/11/2024.
COTT, Jonathan; REICH, Steve. Interview with Steve Reich. In: Steve Reich (Website). 1996. Disponível em https://stevereich.com/jonathan-cott/; acesso em 14/11/2024.
DEUTSCHE WELLE. 1972: Beuys demitido da Academia de Belas Artes. Publicado em 10/10/2015. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/1972-beuys-demitido-da-academia-de-belas-artes-de-d%C3%BCsseldorf/a-652615; Acesso em 14/11/2024.
FENERICH, Alexandre. Uma Escuta Imersiva: Geralda, Máquina de Captar. Linda: Revista sobre Cultura Eletroacústica. V. 3, 2017. Disponível em: https://linda.eca.usp.br/2017/03-2017.pdf, Acesso em 14/11/2024.
FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin H. D. Art since 1900: modernism, antimodernism, postmodernism. Londres: Thames & Hudson ltd., 2004.
GOPINATH, Sumanth. The Problem of the Political in Steve Reich’s Come Out. In: Sound Commitments: Avant-Garde Music and the Sixties. ABLINGTON, Robert. Oxford University Press, 2009.
GUBERNIKOFF, Carole. Música Eletroacústica: Permanência das Sensações. OPUS - Revista Eletrônica da ANPPOM. V. 11, 2005.
LEITE, Vania Dantas; CAESAR, Rodolfo. Dueto 1 + I. (Vídeo). 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e5PIBWJzjzU, acesso em 11/11/2024.
MACHADO, Milton. Cabeça / Milton Machado. Rio de Janeiro: Philae, 2014.
MACHADO, Milton. Dueto 1 + I, para Executantes Extremamente Atentos e Isolados Um do Outro. (Imagem digital). Acervo Vania Dantas Leite.
REICH, Steve. Music as a Gradual Process. In: Writings on Music: 1965-2000. Oxford Academic: 2011. Disponível em https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195151152.001.0001, Acesso em 14/11/2024.
SANTOS, Valmir. Escolha de Falabella para gerir teatros mobiliza artistas cariocas. Folha de São Paulo. São Paulo, 23 de Janeiro de 2003.
SCHAEFFER, Pierre. À la recherche d’une musique concrète. Paris: Éditions du Seuil, 1952.
SOLOMOS, Makis. De La Musique ao Son: L’émergence du son dans la musique des XX. - XXI. Siécles. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2013.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Visuais