Resumo
Este artigo discute as dificuldades enfrentadas pela arte contemporânea, em especial aquela de cunho colaborativo, diante de novas demandas que clamam por uma maior inserção da arte no campo social. A partir da interlocução com autores como Claire Bishop, Hans Haacke, Linda Nochlin, Stephen Wright e Jacques Rancière, entre outros, procuramos investigar aspectos que compõem o cenário de certa encruzilhada que se apresenta para as práticas de arte colaborativa na contemporaneidade que, por sua vez, precisam encontrar os termos de sua articulação com o campo social e com o campo político na busca por uma presença qualificada da arte no mundo.
Referências
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GRAY, Camilla. The russian experiment in art: 1863-1922. Londres: Thames and Hudson, 1962.
NOCHLIN, Linda. The invention of the avant-garde. In: The Politics of Vision: Essays on Nineteen-Century Art and Society. Nova York: Harper & Row Publishers, 1989, p. 1-18.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. A queda dos anjos: o deslocamento do artista e a natureza política da arte contemporânea. Cátedra de Artes, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, n. 14, p. 96-106, 2013.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. A mundanidade da arte. ARS, USP, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 137-146, 2012.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. O despejo do artista. Concinnitas, UERJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 12, p. 24-37, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
REINHARDT, Ad. Art-as-Art. In: ROSE, Barbara (ed.). Art as art: the selected writings of ad reinhardt. Berkeley, Califórnia: University of California Press, 1991.
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