O artista que teoriza. Do confronto ao desconfronto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12184

Palavras-chave:

Criação artística, Pintura, Investigação, Confrontro, Desconfrontro.

Resumo

O artigo versa, essencialmente, sobre os principais problemas com que um artista se depara quando faz investigação: a que é inerente ao ato criativo mas, principalmente, a uma investigação paralela ou combinada com essa atividade de criação artística, academicamente apelidada de científica, de cariz teórico. Indigita também, no entanto, a pertinência dessa atividade dupla simultânea, nomeadamente por serem empreendimentos que poderão estar mutuamente enredados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Abade, Universidade Católica do Porto

Licenciado e Mestre em Pintura pela FBAUP. Doutor em processos criativos de arte: Pintura - Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica do Porto.

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 2004.

ARNHEIM, Rudolf. O poder do centro: um estudo da composição nas artes visuais. Lisboa: Edições 70, 1990.

BAUDRILLARD, Jean. O crime perfeito. Lisboa: Relógio D´Água, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix – O anti-édipo. Capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

DUCHAMP, Marcel. The creative act. In: Theories and documents of contemporary art: a source book of artists' writings. Califórnia: University of Califórnia Press, 1996, pp. 818-819.

HENRIC, Jacques. La peinture et le mal. Paris: Exilis Éditeur, 2000.

MARIN, Louis. To destroy painting. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Porto: Assirio & Alvim, 2016.

PIZON, Pierre. Le rationalisme dans la peinture. Paris: Dessain et Tolra, 1978.

STEINER, George. Gramáticas da criação. Lisboa: Relógio D’Água, 2002.

VIRILIO, Paul; LOTRINGER, Sylvère. The accident of art. Los Angeles: Semiotext(e), 2005.

WOLLHEIM, Richard. Painting as an art. New Jersey: Princeton University Press, 1990.

Downloads

Publicado

2017-06-22

Como Citar

ABADE, J. O artista que teoriza. Do confronto ao desconfronto. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 175–189, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i4.12184. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12184. Acesso em: 8 dez. 2022.