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Experiência computacional na educação infantil
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Palavras-chave

Robótica Educacional
Ensino de programação
Educação Infantil
Gestão de resíduos

Como Citar

WEBBER, Carine G.; MUSSOI, Miguel Angelo; CATTUSSO, Tiago André. Experiência computacional na educação infantil: unindo a robótica, a programação e a destinação de resíduos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 86–103, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15933. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15933. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A utilização da robótica educacional como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades em crianças está em pleno processo de expansão e fortalecimento. Emergem em todo o mundo iniciativas em que ela atua como interlocutora do ensino em diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma plataforma robótica para ensino da correta destinação de resíduos para crianças em idade pré-escolar. Elaborou-se um cenário experimental para teste e avaliação dos artefatos em uma escola de Educação Infantil. Como resultado, 21 crianças participaram das atividades, sendo que em média cada uma necessitou de duas tentativas para conclusão das tarefas de programação. A experiência computacional realizada evidenciou o potencial que as tecnologias têm quando permitem ao professor propor problemas e situações desafiadoras, onde as crianças podem agir com autonomia e criatividade.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15933
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Referências

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