Banner Portal
Entre o rural e o urbano
PDF

Palavras-chave

Crianças
Caminhos
Rural
Urbano
Cidade
João Pessoa (PB)

Como Citar

MENDONÇA, Karla Jeniffer Rodrigues de; PIRES, Flávia Ferreira. Entre o rural e o urbano: os caminhos percorridos pelas crianças em um bairro periférico de João Pessoa (PB). Tematicas, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 21–52, 2018. DOI: 10.20396/tematicas.v26i51.11616. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11616. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e refletir como os caminhos entre o espaço urbano e rural na comunidade de Gramame, localizada na região sul da capital paraibana, são percorridos e apreendidos pelas crianças ao longo do deslocamento à pé de suas residências até a Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) -, instituição em que participam de atividades educacionais no contraturno da escola regular. Neste movimento, destacam-se como os caminhos ganham vida e são transformados pelas ações das crianças nas ruas esburacadas que as levam à EVOT, emergindo o que elas entendem a respeito do bairro onde moram diante das abruptas transformações que assistem em relação ao meio ambiente em urbanização acelerada. Diante disso, revelaram-se memórias e vivências no/ do bairro em seus diversos elementos, os quais foram (re) significados pelas crianças a partir de diálogos e de outras ações as quais se envolveram. Por fim, traça-se um balanço de como os caminhos entre o urbano, no qual as crianças residem, e o rural, em que a EVOT se situa, provocam aprendizagens e (re) criam ações envolvidas em múltiplos sentidos e sensações.

 

https://doi.org/10.20396/tematicas.v26i51.11616
PDF

Referências

BOURDIEU, Pierre. [1930]. Razões práticas: Sobre a teoria da ação.Campinas: Papirus, 1996.

CASTRO, Lucia Rabello de. ‘A aventura da ação e a participação das crianças na cidade’. In:______. O futuro da infância e outros escritos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, p. 145-174, 2013.

FERREIRA, Manuela. A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos! as crianças como atores sociais e a (re)organização social do grupo de pares no quotidiano de um jardim de infância. Tese de Doutorado, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. Portugal, 2002.

INGOLD, Tim. ‘O Dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção’. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Karla Jeniffer Rodrigues de Mendonça, Flávia Ferreira Pires

Downloads

Não há dados estatísticos.