Banner Portal
Expired paper (Papel expirado), de Alison Rossiter
Yukio Mishima, no livro Barakei / Killed by Roses, de Eikoh Hosoe (Tokyo: Shueisha, 1963)
PDF

Palavras-chave

Obra experimental
Fotografia própria.

Como Citar

LENOT, Marc. Expired paper (Papel expirado), de Alison Rossiter. Studium, Campinas, SP, n. 41, p. 5–19, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i41.12614. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12614. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O livro Expired Paper apresenta a obra da artista norte-americana Alison Rossiter. Desde muitos anos ela trabalha só com papel fotográfico expirado – muitos dos quais expirados há mais de um século. Não tira uma fotografia, trabalha apenas na câmara obscura, colocando o papel no tanque de revelação, no banho fixador e nada mais, ou derramando estes produtos sobre o papel. Desta maneira, formas aparecem no papel, formas latentes criadas pela degradação temporal dos sais argênticos e da gelatina, pela umidade ambiente e pela luz que entra dentro do pacote não totalmente hermético. Algumas imagens são arqueológicas traças do passado (como as impressões digitais de um operador negligente), outras parecem ser paisagens desfocadas e românticas, algumas são formas puramente geométricas, outras, seguradas pela mão da fotógrafa, estão embaçadas como antigos espelhos. Sua obra experimental é contrária à visão tradicional da fotografia: ela faz fotografias da fotografia própria, imagens do nada, e nada mais.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i41.12614
PDF

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1980] 1984. Disponível em: https://monoskop.org/images/d/d3/Barthes_Roland_A_camara_clara_Nota_sobre_a_fotografia.pdf.

COSTELLO, Diarmuid. “What is Abstraction in Photography?”. British Journal of Aesthetics, vol. 58, issue 4, pp. 385-400, October 2018. Acesso: https://academic.oup.com/bjaesthetics/issue/58/4.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, [1990] 1993. Disponível em: https://cteme.files.wordpress.com/2011/03/dubois-philippe-o-ato-fotogrc3a1fico-e-outros-ensaios-2.pdf.

ENRIGHT, Robert. “Paper Wait. The Darkroom Alchemy of Alison Rossiter”. In: Border Crossings, vol. 3, n. 3, pp. 68-79, September/October/November 2011. Disponível em: http://www.trepanierbaer.com/legacy/uploads/newsreleases/news362.pdf.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: ĖRealizações, [1985] 2018. Disponível em: http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/Vil%C3%A9m_Flusser_-_Filosofia_da_Caixa_Preta.pdf.

HIMES, Darius. “Introduction”. In: The Death of Photography: Robert Burley, Michel Campeau, Alison Rossiter. Toronto: Bulger Gallery Press, 2008, p. 7. Disponível no site de Robert Burley: http://robertburley.com/publications/death-of-photography/.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. São Paulo: G. Gili, [1990] 2014. Disponível em: https://ggili.com/media/catalog/product/uploader/f897239f66bb54a0dfcaba9f72ba0d3b.pdf.

ROSSITER, Alison. Alison Rossiter: Expired Paper. Santa Fe: Radius, 2017. Disponível em: https://radiusbooks.org/books/alison-rossiter-expired-paper/.

TOUSLEY, Nancy. “Darkroom Legacy”. Canadian Art, pp. 96-100, Spring 2011. Disponível em: https://canadianart.ca/features/alison_rossiter/.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.