Banner Portal
A fotografia entre a arte e a máquina
PDF

Palavras-chave

Fotografia e arte
História da fotografia.

Como Citar

DOBRANSZKY, Diana de Abreu. A fotografia entre a arte e a máquina. Studium, Campinas, SP, n. 21, p. 41–50, 2005. DOI: 10.20396/studium.v0i21.12220. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12220. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A classificação que conhecemos hoje como fine-arts (belas-artes ou sua abreviação: arte) é relativamente recente. Abrangendo a pintura, a escultura, a poesia, a música e a arquitetura, essa categoria nasceu no século XVIII e foi reflexo de profundas modificações não apenas na teoria da arte como nos conceitos do homem acerca de sua relação com a natureza e com o divino. Ainda na Antigüidade as artes e as ciências encontram-se numa mesma categoria: techné, que englobava toda atividade que, por seguir regras, poderia ser ensinada. A separação efetiva entre arte e ciência aconteceu no século XVII a partir da comparação entre os dois tipos de atividade e foi acentuando-se ao longo dos séculos XVIII e XIX, afastando paulatinamente arte e ciência em suas buscas e exercícios. Nesses séculos a teoria da arte foi desviando-se para o estudo dos elementos não racionais da experiência estética e, com isso, arte e ciência tornaram-se polos opostos dentre as atividades humanas.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i21.12220
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.