Banner Portal
Era um, eram dois, eram três contos : os contos e me encanto outra vez
PDF

Palavras-chave

Historias. Imaginação. Linguagens.

Como Citar

SANTOS, Meigue Alves; AVELAR, Giselle Cristina; SOUZA, Izameli Stripoli. Era um, eram dois, eram três contos : os contos e me encanto outra vez. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 183–183, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8858. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

As atividades desenvolvidas foram feitas no Centro de Convivência Infantil – CeCI/ Unicamp, na Turma do Contos, contendo 20 crianças de 5 e 6 anos. Ocorreu em 2015, as histórias infantis levaram a curiosidades e observações das crianças, através de desenhos, das brincadeiras de faz-de-conta. Queriam conhecer mais sobre as histórias tradicionais infantis. A partir disso, iniciamos as vivências das historias Branca de neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, e assim por diante. Contamos historias tradicionais sob outras perspectivas, tais como , Chapeuzinhos Coloridos, Branca de neve e as Sete Versões, Joões e Marias, Rapunzel, um Conto da Fadas Fabuloso. O objetivo foi reconhecer a importância da literatura infantil e o seu incentivo na formação do hábito de leitura das crianças na educação infantil, sendo esse um meio pelo qual a criança a desenvolve a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. As vivências resultaram em atividades como construção de fantoches, desenhos, recontos e dramatizações. As linguagens foram os meios simbólicos pelos quais as crianças puderam fazer intercâmbio entre o repertório de símbolos e significados adquiridos a partir das histórias lidas e do mundo que as cercam. Os resultados foram positivos das atividades realizadas. Observou-se a importância de inserir o indivíduo no mundo simbólico, através das histórias e as influências sofridas por elas, pois “as histórias estimulam o desenvolvimento [...], o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais", e valorizando a contribuição das histórias infantis.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Meigue Alves Santos, Giselle Cristina Avelar, Izameli Stripoli Souza

Downloads

Não há dados estatísticos.