Banner Portal
Fluxograma do atendimento às mulheres que sofrem violência sexual conforme protocolo multidisciplinar do centro de atenção integral a saúde da mulher – CAISM
PDF

Palavras-chave

Violência sexual. Equipe multidisciplinar

Como Citar

ROSSI, A. S.; NOGUEIRA, Maria A.; HIGA, R. Fluxograma do atendimento às mulheres que sofrem violência sexual conforme protocolo multidisciplinar do centro de atenção integral a saúde da mulher – CAISM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 272–272, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A violência sexual é uma experiência traumática vivenciada por mulheres de todas as idades, classes sociais, níveis culturais e religiosos, que desencadeia sofrimento físico, emocional, social e familiar, além de inúmeras repercussões na vida da pessoa acometida e de seus familiares. Diante dessa realidade, o Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM), hospital universitário terciário, é referência regional na assistência à mulher em situação de abortamento legal decorrente de estupro desde 1994 e a partir 1998 oferece atendimento às mulheres que sofrem violência sexual visando a prevenção da gravidez e de infecção por DST/HIV e recuperação psicológica e social. O objetivo deste trabalho é descrever o fluxograma de atendimento multidisciplinar oferecido às mulheres vítimas de violência sexual. Tal fluxograma foi elaborado a partir dos protocolos assistenciais da enfermagem, serviço social, psicologia e médico, e visa organizar o atendimento, definindo o papel de cada profissional, propiciando a assistência individualizada e humanizada à mulher e seus familiares e/ou acompanhantes, além de colaborar na adesão ao tratamento. A ação multidisciplinar é relevante para o enfrentamento e superação do trauma físico/psíquico, na reorganização da vida, na orientação quanto aos direitos da vítima, e também como facilitadora e continente das inquietações e objeções de consciência que o tema pode suscitar à equipe de atendimento.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 A. S. Rossi, Maria A. Nogueira, R. Higa

Downloads

Não há dados estatísticos.