Banner Portal
Urinálise: ampliando seu controle de qualidade
PDF

Palavras-chave

Urinálise. Controle de qualidade.

Como Citar

BOTTINI, Paula Virginia; GARLIPP, Celia Regina; GONÇALVES, Maria de Fatima; MARTINS, Santa Ferreira da Silva; SILVEIRA, Sidnei; BARNABE, A.; DENARDI, C. L.; OLIVEIRA, A. N. Urinálise: ampliando seu controle de qualidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 226–226, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8610. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Urinálise é o exame da urina através de um conjunto de análises físicas, químicas e microscópicas, realizado em todos os laboratórios e com demanda crescente. Este estudo teve por objetivo ampliar o controle de qualidade através da identificação de mudanças no perfil de seus resultados. Foram avaliadas retrospectivamente 1702 amostras de urina encaminhadas para realização de exame de urina de rotina (análise físico-química - Urisys® Roche e análise microscópica do sedimento). As alterações foram tabuladas e as freqüências calculadas. As alterações mais freqüentes foram aquelas relacionadas a presença de leucócitos (35% no sedimento, 45% na tira reagente), eritrócitos (25% no sedimento, 53% na tira reagente) e proteínas (43%). Nitrito, glicose e cetona foram positivos em 5%, 6%, 18% respectivamente. As maiores taxas de resultados falso-positivos foram bilirrubina (75%) e urobilinogênio (16%). Cristalúria e cilindrúria estiveram presente em 16% e 29% das amostras, respectivamente. Cerca de 50% das amostras mostravam sinais de possível contaminação de coleta. Através do conhecimento de seu perfil de resultados, o laboratório pode identificar rapidamente qualquer desvio que porventura não tenha sido detectado na análise de seus controles, disponibilizando mais uma a ferramenta para melhorar seu controle de qualidade.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Paula Virginia Bottini, Celia Regina Garlipp, Maria de Fatima Gonçalves, Santa Ferreira da Silva Martins, Sidnei Silveira, A. Barnabe, C. L. Denardi, A. N. Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.