Banner Portal
Uma nova possibilidade de trabalho
PDF

Palavras-chave

Educação infantil. Organização dos espaços físicos

Como Citar

TORETE, Carla Iolanda; ARMELIN, Marli Rodrigues; NUNES, Rosana Gurita; RINALDI, Sonia Aaprecida; IEKS, Tatiane de Miranda; PEREIRA, Valkiria Salustiano; COELHO, V. M. Uma nova possibilidade de trabalho. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 224–224, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8606. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A idéia de iniciar um novo trabalho em setembro de 2007 (está em andamento) se deu após a visita de uma educadora italiana à Creche Área da Saúde. Iniciamos então uma maratona de estudos que contempla-se o tema: organização de espaço. Os estudos apontaram que os espaços tornam-se condição básica para poder levar em conta vários outros aspectos. A Educação Infantil possui características muito particulares no que se refere à organização dos espaços – é importante que existam espaços para a realização de tarefas em grupos; espaços amplos, diferenciados, de fácil acesso e especializados. Uma proposta que promova a organização do espaço físico contemplando os interesses das crianças, atendendo às especificidades de cada um, possibilitando dessa forma a identidade cultural. Nestes termos a instituição constrói o que os italianos chamam de “cultura da infância” – a produção dos adultos voltada para a infância, realizada em diferenças instâncias: literatura, brinquedo, arte. E a “cultura infantil” – produzida pelas crianças, no convívio com seus pares. Com espaços flexíveis e versáteis diferentes da casa, incorporando vários ambientes de vida em contexto educativo, estas são possibilidades que vão sendo criadas pelas crianças e pelos adultos e que estão em permanente construção da infância.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carla Iolanda Torete, Marli Rodrigues Armelin, Rosana Gurita Nunes, Sonia Aaprecida Rinaldi, Tatiane de Miranda Ieks, Valkiria Salustiano Pereira, V. M. Coelho

Downloads

Não há dados estatísticos.