Banner Portal
O som e suas sensações

Palavras-chave

Música. Experiências sonoras.

Como Citar

TORETE, C. I.; ARMELIN, M. R.; NUNES, R. G.; RINALDI, S. A.; IEKS, T.; PEREIRA, V.; COELHO, V. M. O som e suas sensações. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 194–194, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8546. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A idéia de um projeto que trabalhasse atividades a partir do tema “som e suas sensações” surgiu por demanda das próprias crianças, já que as experiências sonoras para o ser humano tem início no útero materno, pelo fato do ouvido ser um dos primeiros órgãos a se formar, continua a nos acompanhar no berço (canções de ninar), e assim vida afora. Sabe-se que a música é mais uma forma de linguagem da expressão humana, e é possível observar a partir do desenvolvimento de cada indivíduo a produção da cultura infantil, num aprendizado que resulta da troca com seus pares, na construção de nossa história. No entanto, música não é só cantar. O corpo fala, cada espaço da creche tem sua própria “música”, cada esquina por onde as crianças passam possuem sons, e despertam sensações que vão muito além da mera percepção auditiva. Por isso as professoras do Maternal I do período da tarde da Creche Área da Saúde escolheram o tema para um projeto que foi realizado no ano de 2007. Aprender “música” significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão. Não se trata de obter resultados, mas sim de possibilitar às crianças vivências ricas, construtivas e que produzam significados. 

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 C. I. Torete, M. R. Armelin, R. G. Nunes, S. A. Rinaldi, T. Ieks, V. Pereira, V. M. Coelho

Downloads

Não há dados estatísticos.