Banner Portal
Infância e consumismo: contribuições da educação financeira para formação critica das crianças
PDF

Palavras-chave

Infância. Consumismo. Educação. Financeira.

Como Citar

FERREIRA, Camila Caroline de Oliveira; LEITE, Mayara Talita Sales; BUENO, Erika Aparecida. Infância e consumismo: contribuições da educação financeira para formação critica das crianças. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 233–233, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8439. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a ação desenvolvida pela equipe do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp, para construção de uma proposta de atuação sobre consumismo infantil, junto a crianças de 9 a 11 anos do PRODECAD - Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Trata-se de uma ação do PROAF – Programa de Autonomia Financeira, que já atua no campo da educação financeira com os servidores da Universidade desde 2012, e que, com o intuito de expandir suas atividades, iniciou este trabalho com os filhos dos servidores em 2015, pautando-se em referenciais críticos, que contradizem o modelo de infância ditado pelo sistema capitalista. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, formada pelas áreas de Serviço Social, Economia e Psicologia e oferece, através de encontros semanais, um rol de atividades dedicado a proporcionar às crianças, de maneira lúdica e pedagógica, um espaço de reflexão sobre os temas: “infância e consumismo”, “direitos da criança e do adolescente”, “o significado do dinheiro” e “sustentabilidade”. Acreditamos que a sistematização deste trabalho contribui não só para trazer a discussão do consumismo infantil e da educação financeira para o centro do debate mas, sobretudo, para estimular ações e produções cientificas sobre o tema.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Camila Caroline de Oliveira Ferreira, Mayara Talita Sales Leite, Erika Aparecida Bueno

Downloads

Não há dados estatísticos.