Banner Portal
Implantação de sistema de compostagem dos resíduos gerados no restaurante do CESET/ UNICAMP: um instrumento de educação ambiental
PDF

Palavras-chave

Resíduos sólidos domiciliares. Compostagem. Educação ambiental.

Como Citar

SANTOS, Carmem; ADOLFO, Rogerio; GROSSI, F.; RODRIGUES, M. F.; GAUZERANO, M. Implantação de sistema de compostagem dos resíduos gerados no restaurante do CESET/ UNICAMP: um instrumento de educação ambiental. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 170–170, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8432. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A compostagem é um processo aeróbio de degradação da matéria orgânica presente nos resíduos, produzindo um composto que pode ser utilizado como fertilizante orgânico e condicionador de solos em hortas, jardins, vasos de plantas, entre outras aplicações. Os resíduos sólidos domiciliares gerados no Brasil apresentam em sua composição cerca de 60% de matéria orgânica, que poderia ser aproveitada através da compostagem, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade ambiental, em vez de ser depositada em aterros ou simplesmente lançada em lixões a céu aberto, prática corrente em 64% dos municípios brasileiros, segundo dados do IBGE. A compostagem é um processo simples de ser implantado, operado e mantido, e depende basicamente do envolvimento das pessoas, para que o mesmo se sustente. Neste sentido, foi implantado um projeto piloto para realizar a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos no restaurante do CESET e dos resíduos de poda e capina das áreas verdes. Inicialmente o projeto está sendo desenvolvido por alunos do ensino médio de uma escola estadual próxima ao campus e por alunos de graduação. Esta iniciativa tem por objetivo envolver toda a comunidade do CESET no projeto, divulgando a técnica da compostagem, e demonstrando, por meio de um exemplo prático, como todos podem contribuir para a melhoria da qualidade de um meio ambiente que é comum a todos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carmem Santos, Rogerio Adolfo, F. Grossi, M. F. Rodrigues, M. Gauzerano

Downloads

Não há dados estatísticos.