Banner Portal
Gestão de resíduos em laboratórios do instituto de química da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Gestão. Minimização. Tratamento de resíduos.

Como Citar

MICARONI, Regina Clecia da Costa Mesquita; BUENO, Maria Isabel Maretti Silveira; JARDIM, Wilson de Figueiredo. Gestão de resíduos em laboratórios do instituto de química da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 165–165, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8409. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Realizou-se o monitoramento das atividades geradoras de resíduo no Instituto de Química (IQ) da UNICAMP visando à implementação de propostas para a minimização de resíduo gerado. Fez-se um levantamento do resíduo gerado nas disciplinas experimentais do IQ, concluindo-se que um aluno de graduação em Química gera cerca de 11kg de resíduo. Os resultados mostraram que as disciplinas mais críticas em termos de volume e toxicidade do resíduo são as de Química Analítica. Nas disciplinas experimentais de Química Analítica foram introduzidas e/ou sugeridas alterações de ensaios, inclusão de tratamento do resíduo e redução da escala dos experimentos mais críticos. A redução de escala e o tratamento de resíduos mostraram-se viáveis na redução do volume de resíduo gerado, enquanto a alteração de experimentos reduziu o potencial tóxico do mesmo. Nos Lab. de Pesquisa do IQ/ UNICAMP obteve-se um valor médio de 488g de resíduo/mês por pós-graduando. Os resíduos orgânicos gerados em maior quantidade são misturas de hexano/acetato de etila e acetonitrila/água. Estudou-se a aplicação de Processos Oxidativos Avançados na decomposição de resíduos aquosos de acetonitrila, verificando-se que a degradação total deste resíduo pode ser feita de maneira segura e econômica por fotólise com irradiação de luz mista.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Regina Clecia da Costa Mesquita Micaroni, Maria Isabel Maretti Silveira Bueno, Wilson de Figueiredo Jardim

Downloads

Não há dados estatísticos.