Banner Portal
Programa universidade
PDF

Palavras-chave

Longevidade. Saúde. Qualidade de vida. População idosa.

Como Citar

DANIELLI, Alice Helena de; FLORIANO, Isabel Cristina Araujo; MONTEIRO, Vânia Raquel; MACIEL, Daiane Larissa; FÉLIX, Natália Baptista. Programa universidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 151–151, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8352. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Nos últimos anos observa-se uma tendência mundial ao aumento expressivo da população idosa, fato que é conhecido como transição demográfica, e que traz profundas alterações na pirâmide etária e gera um novo perfil populacional. As implicações desse novo perfil da população, que se verifica também no Brasil, podem ser tanto positivas quanto geradoras de novos desafios, principalmente na necessidade de ampliação dos recursos, programas e serviços destinados a esta população. A maior longevidade, apesar de ser uma conquista, precisa vir acompanhada com busca pela qualidade de vida e adoção de estratégias que englobem as características dessa população, com o intuito de promover um maior tempo de vida livre de incapacidades. Devido ao aumento expressivo da população idosa no Brasil e no mundo, é fundamental a ampliação dos recursos, programas e serviços destinados a esta população. Analisando todo este contexto, o Programa UniversIDADE, foi criado para proporcionar às pessoas com idade acima de 50 anos, condições para preparar o indivíduo em processo de pré e pós aposentadoria, através de atividades gratuitas e interdisciplinares, em prol da manutenção da funcionalidade, da participação social e da longevidade, com o objetivo de enfatizar os aspectos preventivos para a manutenção de melhor qualidade de vida no envelhecimento e para a consequente promoção de saúde. O Programa em seu terceiro módulo conta com a participação de mais de 850 alunos cadastrados, com possibilidade de participar em mais de 130 atividades interdisciplinares, proposta voluntariamente, por docentes, alunos, funcionários e profissionais externos. As atividades oferecidas são distribuídas em quatro áreas temáticas: Artes e Cultura; Esporte e Lazer; Saúde Física e Mental, Sócio Cultura e Geração de Renda.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Alice Helena de Danielli, Isabel Cristina Araujo Floriano, Vânia Raquel Monteiro, Daiane Larissa Maciel, Natália Baptista Félix

Downloads

Não há dados estatísticos.