Banner Portal
Adaptação e implantação da metodologia para quantificação da bactéria enterococcus sp. Em esgoto sanitário no laboratório de saneamento da faculdade de engenharia civil, arquitetura e urbanismo (FEC)
PDF

Palavras-chave

Enterococcus SP. Quantificação. Esgoto sanitário.

Como Citar

DOMINGUES, Ligia Maria; BARRETO, A. S.; NOUR, Edson Aparecido Abdul. Adaptação e implantação da metodologia para quantificação da bactéria enterococcus sp. Em esgoto sanitário no laboratório de saneamento da faculdade de engenharia civil, arquitetura e urbanismo (FEC). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 127–127, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8274. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Enterococcus sp. compreende um gênero de bactérias aeróbias cujo habitat é o trato intestinal humano e de outros animais. Hoje sua detecção tem aplicação na avaliação de qualidade microbiológica de água mineral e águas recreacionais (piscinas). Sua maior resistência aos processos de tratamento de esgotos sanitários e sua incapacidade de se reproduzir fora do habitat normal torna-o um indicador da eficiência do tratamento de água e esgoto sanitário. Visando oferecer condições para realização de pesquisas relacionadas a este microrganismo foi implantada no Laboratório de Saneamento do Departamento de Saneamento e Ambiente da FEC uma metodologia para quantificá- lo em esgoto sanitário. Adaptado a partir dos métodos oficiais da APHA, o teste de quantificação compreende as seguintes etapas: (1) teste presuntivo em Caldo Azida Dextrose, (2) plaqueamento seletivo diferencial em Ágar Bile Esculina e (3) teste confirmativo em Caldo BHI+NaCl a 6,5%. O resultado final é expresso em NMP/100 mL. Ao longo de 12 meses foram realizadas 48 análises em amostras de esgoto bruto, esgoto tratado e esgoto tratado submetido à desinfecção por cloração, provenientes de um sistema que atende a uma pequena comunidade. Foram obtidos resultados plenamente satisfatórios na execução da metodologia
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ligia Maria Domingues, A. S. Barreto, Edson Aparecido Abdul Nour

Downloads

Não há dados estatísticos.