Banner Portal
Adaptação de manta térmica corporal, utilizada para monitorar aquecimento em pequenos animais submetidos à anestesia geral
PDF

Palavras-chave

Manta térmica para aquecimento. Ratos. Anestesia geral.

Como Citar

ZANFOLIN, Marcos; FARO, R. R.; ALVES, Delma Pegolo; FERREIRA FILHO, Antonio. Adaptação de manta térmica corporal, utilizada para monitorar aquecimento em pequenos animais submetidos à anestesia geral. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 126–126, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8272. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O uso de animais de laboratório é de suma importância para o avanço da ciência e pesquisa. A promoção do bemestar destes animais deve ser uma preocupação constante. O profissional desta área deve ser treinado para o manuseio apropriado, evitando ao máximo desconforto e sofrimentos desnecessários em todos os estágios da pesquisa em que os animais sejam utilizados. Prevenir a dor e o estresse gera resultados experimentais mais confiáveis. Em muitas pesquisas são necessárias cirurgias em ratos e camundongos. Para o procedimento cirúrgico é necessário após a aplicação do pré-anestésico, o uso de anestésico. Terminado o procedimento cirúrgico, o animal deve ser mantido na posição lado, com a cabeça estendida, em uma gaiola limpa, seca e aquecida, de preferência em ambiente tranqüilo, sem luz intensa, em um local onde a recuperação pós-cirúrgica possa ser monitorada constantemente. Um dos principais cuidados durante e após o procedimento cirúrgico é evitar que o animal desenvolva hipotermia, principalmente se a cirurgia foi realizada em uma mesa cirúrgica de aço inox e/ou em ambiente com baixa temperatura. A utilização de uma manta térmica corporal provou ser capaz de manter a temperatura corporal do animal próxima aos valores fisiológicos, aproximadamente 37,5 graus.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcos Zanfolin, R. R. Faro, Delma Pegolo Alves, Antonio Ferreira Filho

Downloads

Não há dados estatísticos.