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Espaço de acervo documental, e interdisciplinaridade nas áreas de história e biblioteconomia da FCM/UNICAMP
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Como Citar

AMARAL, Ivan Luiz Martins Franco; OLIVEIRA, Emilton Barbosa; ALMEIDA, Jéssica Karinny Rodrigues; PODEROSO, Rosana Evangelista; SILVA, Maria Helena Alves; BASSO, Rafaela. Espaço de acervo documental, e interdisciplinaridade nas áreas de história e biblioteconomia da FCM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 33–33, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8163. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Biblioteca FCM, criada 1963, e, o Centro de Memória e Arquivo da FCM (CMA/FCM), em 26/05/2008, são espaços dedicados a organização, preservação e difusão do conhecimento em ciências da saúde, ambos apresentam em sua estrutura de recursos humanos, estagiários remunerados. O processo de contratação inicia pelo processo seletivo, realizado através da DGRH/Unicamp. Atendendo a perspectiva da área de atuação dos dois serviços, a partir de 2012 passou-se a realizar a seleção integrada para se obter o necessário e rico trabalho interdisciplinar entre História e Biblioteconomia. Resultados: No período 2012-2016 foram 3 estagiários de História contratados para Biblioteca FCM e 4 de Biblioteconomia. No Centro de Memória foram: 4 estagiários de história e 1 de Biblioteconomia. Para ilustrar selecionamos um estagiário que passou pelos dois serviços, em sequência, e captamos seu o relato. J.K.R.A - "Nunca imaginei que biblioteconomia fosse uma área tão ampla, sempre ouvia meus professores dizerem, grandes autores escreverem sobre ‘Biblioteconomia e Interdisciplinariedade’ mas só vivenciei isso na prática, quando fui estagiar no Centro de Memória da FCM/Unicamp. Lá, pude ter contato com um universo de informação que iria além dos livros, estudávamos objetos, fotografia, documentos e percebíamos que em todos esses gêneros documentais existem informações extremamente importantes que devem ser avaliadas cuidadosamente pelo profissional que trabalha em arquivo. Seja este profissional bibliotecário, historiador, arquivista...”. Podemos considerar que esta melhoria no processo de contratação de estagiário de modo integrado transparece os benefícios da interdisciplinaridade pela diversificada ótica no tratamento aos documentos.

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Copyright (c) 2016 Ivan Luiz Martins Franco Amaral, Emilton Barbosa Oliveira, Jéssica Karinny Rodrigues Almeida, Rosana Evangelista Poderoso, Maria Helena Alves Silva, Rafaela Basso

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