Banner Portal
Dinâmica motivadora para adultos pós alfabetizados em processo de continuidade dos estudos
PDF

Palavras-chave

EJA. Motivação. Auto-estima. Dinâmica

Como Citar

LINS, Edison Cardoso. Dinâmica motivadora para adultos pós alfabetizados em processo de continuidade dos estudos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 350–351, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7970. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Parte da clientela da EJA do ensino fundamental nas escolas estaduais e municipais, é advinda dos cursos de alfabetização mantidos, sobretudo em equipamentos sociais e comunitários, como igrejas ou associações de bairros. Esses ambientes lhes são mais familiares ou próximos. Ao matricularem-se em prosseguimento aos seus estudos, agora em estruturas escolares mais tradicionais e formais, boa parte desses alunos passam por problemas de adaptação com interferência na auto-estima. Há que se buscar estratégias para reverter este quadro e motivar no prosseguimento dos estudos, visto que essas dificuldades de adaptação ou o sentimento de não pertencimento àquele ambiente pode determinar evasão e a ruptura de um importante processo de desenvolvimento educacional. Uma dinâmica motivadora foi utilizada em 2009 na EE Adalberto Prado e Silva, situada em bairro popular de Campinas. Os alunos foram convidados a desenhar em uma folha branca de papel a sua mão e em cada dedo escrever desafios ou suas qualidades pessoais. No final do semestre letivo haveria avaliação em torno dos desafios e exercício das qualidades pessoais. As mãos foram colocadas em um pôster que ficou exposto no hall de entrada da escola, chamando a atenção dos alunos dos outros períodos e de todos que adentravam à escola. O projeto está tendo seqüência e agora o desafio é produzir textos sobre aqueles desafios e qualidades pessoais. O projeto é que isso resulte em um livro.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins

Downloads

Não há dados estatísticos.