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A trajetória do serviço social na UNICAMP
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Palavras-chave

Serviço social. Benefício. Atendimento

Como Citar

CESARIO, Selma Aparecida Silva. A trajetória do serviço social na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 248–248, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7926. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Serviço Social iniciou sua trajetória dentro dos Recursos Humanos da Universidade em meados de 1986, com a Instituição do serviço de Orientação e Assistência ao Servidor (SOAS), que atuava junto aos funcionários. Após a ocorrência da reforma administrativa denominou-se Atendimento Humano e Social, mantendo os mesmos moldes de atuação. Em 1990, foi criado o Serviço de Apoio ao Servidor (SAS), com atribuições de assessoria a Reitoria, na determinação de políticas sociais da Universidade através de levantamento de problemas existentes junto aos funcionários com propostas de programas sociais. Em 1994, foi criado o Centro de Assistência aos Funcionários (CAF). A área coordenava a execução e implantação de projetos nas áreas de assistência social, esporte, cultura, lazer, orientação jurídicos e incentivos aos funcionários. Em 1998, foram extintos (SAS e CAF) mediante portaria do Reitor, sendo então, unificadas as ações dos dois órgãos, denominando-se Diretoria de Assistência e Benefícios (DAB). Em 2005 foi designado pela Reitoria um GT - Grupo de Trabalho, Portaria GR-134/2005, cujo objetivo foi analisar as ações e programas existentes na Diretoria de Benefícios e na área de Atendimento Social, propondo ações que permitam aprimorar esta atuação da Unicamp. O estudo do GT – Grupo de Trabalho, resultou na implantação do GGBS – Grupo Gestor de Benefícios Sociais, órgão parte da Reitoria da Unicamp, com a missão de viabilizar, de forma estrategicamente planejada, a concessão criteriosa e pró-ativa de benefícios espontâneos, ações de assistência social e fomento de programas especiais para os segmentos funcionais da universidade como forma de melhoria da qualidade de vida em seus múltiplos aspectos.
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Copyright (c) 2016 Selma Aparecida Silva Cesario

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