Banner Portal
Combatimento Di Tancredi e Clorinda: as inovações musicais e a relação com o texto
PDF

Palavras-chave

Música. Compositor italiano. Música dramática

Como Citar

DIAS, Vivian Lis Ferreira Nogueira. Combatimento Di Tancredi e Clorinda: as inovações musicais e a relação com o texto. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 154–155, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7767. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este estudo tem como objetivo a observação dos recursos musicais empregados pelo compositor Claudio Monteverdi (1567-1643) na obra “Combattimento di Tancredi e Clorinda”, visando retratar musicalmente as idéias contidas no poema de Torquato Tasso (1544-1595). Na primeira etapa do trabalho realizou-se a tradução dos versos (italiano- português) e, a seguir, passou-se à observação da estrutura musical da obra, envolvendo aspectos rítmicos, harmônicos, variações de andamento, contorno melódico, dinâmica, instrumentação empregada e golpes de arco, de forma a tornar evidente a preocupação do compositor em retratar musicalmente o texto. Como exemplo, pode-se citar o recurso harmônico de emprego do modo maior e menor na representação de situações e idéias textuais opostas, como guerra/trégua, dia/noite, aspereza/compaixão, vida/morte.A observação dos recursos musicais empregados por Monteverdi, aliada as suas considerações no prefácio do VIII Livro de Madrigais e suas descrições no texto que antecede a obra em estudo, permitem constatar que O “Combattimento” constitui-se em um ponto de referência para o surgimento do “stile concitato” monteverdiano e que os versos de Torquato Tasso foram criteriosamente escolhidos pelo compositor de forma a tornar realizável, em música, a representação da paixão humana da ira, que, segundo ele, ainda não havia sido retratada musicalmente. Inovações musicais significativas na trajetória da história da música ocidental relacionadas ao “stile concitato”, como o trêmolo, o pizzicato, a antítese Maior/menor, surgiram em decorrência do ideal estético de Monteverdi em representar musicalmente o texto e suas paixões.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Vivian Lis Ferreira Nogueira Dias

Downloads

Não há dados estatísticos.