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Implantação de procedimentos de preparação e testes de experimentos dos laboratórios de graduação da FEEC
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Palavras-chave

Implantação. Procedimento. Planejamento. Preventiva. Instrução

Como Citar

OLIVEIRA, Nestor Ezequiel. Implantação de procedimentos de preparação e testes de experimentos dos laboratórios de graduação da FEEC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 109–109, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7547. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do projeto desenvolvido de renovação e implantação de novos procedimentos de testes e instruções técnicas de manutenção preventiva utilizados como documentos referência pela Seção de Apoio Técnico ao Ensino(SATE). Técnicos e estagiários do SATE executam os procedimentos de preparação, testes e manutenção de experimentos e depois relatam as ações feitas em formulários próprios desenvolvidos para registros e os documentos e ações estão sendo adequadas às aulas semestralmente. O projeto abrange quatorze laboratórios de graduação FEEC. Foram desenvolvidos registros e análises durante dez anos e proposto técnicas de revisão, testes e preparação de experimentos utilizados nos laboratórios. As atividades são desenvolvidas com orientação do supervisor do SATE e professores responsáveis pelas disciplinas e as ações são relatadas em documentos eletrônicos de registro, sendo possível identificar necessidades de suporte técnico. O projeto abrange realizar programação de execução e descrição de preparação e testes de experimentos elétricos e eletrônicos, equipamentos e instrumentos de medição, para técnicos e estagiários utilizarem como guia. Os bons resultados experimentais permitiram validar a implantação de documentos de procedimentos e instruções técnicas de manutenção preventiva programada para o SATE utilizá-los como referência na FEEC. Os registros realizados possibilitam fazer estudos e análises dos trabalhos realizados, sendo possível melhorar cada vez mais o processo e eliminar intercorrências nas aulas. Os registros feitos pelos técnicos contem informações úteis, que são repassadas aos integrantes da seção, e analisados para serem utilizados como fonte de experiência para planejamentos e intervenções, evitando problemas futuros nas aulas. 
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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Nestor Ezequiel Oliveira

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