Banner Portal
Diminuir o número de retrabalhos no processo de preparação das amostras geológicas do Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Unicamp.
PDF

Palavras-chave

Preparação de amostras. Amostras geologicas. Moagem

Como Citar

VENDEMIATTO, Maria Aparecida. Diminuir o número de retrabalhos no processo de preparação das amostras geológicas do Laboratório de Geoquímica do Instituto de Geociências da Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 317–317, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7498. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Um dos desafios enfrentados para melhorar a qualidade das análises químicas de amostras geológicas é a melhoria do processo de preparação. A forma como a preparação é feita hoje, não é igualmente eficiente para todos os tipos de amostras. Algumas vezes são necessários retrabalhos, ou seja, repetição da moagem e também o seu peneiramento, o que analiticamente é indesejável. 
A qualidade das análises químicas está diretamente relacionada à qualidade do processo de preparação. A revisão e reestruturação do processo de preparação de amostras geológicas têm como objetivo diminuir o tempo deste processo e principalmente aumentar a confiabilidade nos resultados analíticos. Os equipamentos de moagem e seus acessórios introduzem contaminantes nas amostras que estão relacionados à sua composição (aço inox, aço temperado, carbono tungstênio, alumina sintética, etc.). A escolha do material adequado para uma moagem eficiente sob o ponto de vista da granulometria pode ser inadequada sob o ponto de vista da introdução de contaminantes (introdução de elementos químicos provenientes do processo de moagem). Deste modo, este estudo procura melhorar a eficiência do processo de preparação da amostra para melhorar a qualidade das análises químicas. Como resultado deste estudo são apresentadas as seguintes sugestões: 1- substituição da mandíbula do britador; 2- aplicação de questionário aos usuários para análise de campo de forças; 3-utilização sequencial de moinhos diferentes para moagem de uma mesma amostra; 4- aquisição de equipamento intermediário entre britagem e moagem; 5- descrição de procedimentos e treinamento operacional.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Aparecida Vendemiatto

Downloads

Não há dados estatísticos.