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Práticas do nippad – núcleo de investigação psicopedagógica dos problemas na aprendizagem e no desenvolvimento
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Palavras-chave

Epistemologia genética. Dificuldades de aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento afetivo. Solicitação do meio

Como Citar

ASSIS, Orly Zucatto Mantovani. Práticas do nippad – núcleo de investigação psicopedagógica dos problemas na aprendizagem e no desenvolvimento. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 257–257, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7440. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O NIPPAD - Núcleo de Investigação Psicopedagógica de Problemas de Aprendizagem e de Desenvolvimento do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP tem por objetivo atender crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem. A avaliação realizada pelo NIPPAD compreende os diferentes aspectos do desenvolvimento humano, ou seja, afetivo, cognitivo e social, através da utilização do Método Clínico Crítico desenvolvido por Jean Piaget (2005), que consiste em acompanhar o raciocínio da criança/adolescente através do desenrolar do seu pensamento. As dificuldades de aprendizagem mais comumente apresentadas são devidas a diferenças individuais – de ritmo, de meio solicitador, entre outros, ou à ausência das estruturas lógico-elementares. As intervenções psicopedagógicas são realizadas tendo como suporte metodológico o PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, elaborado por Mantovani de Assis (1976); o qual por meio do processo de solicitação do meio visa contribuir para que crianças e adolescentes construam as estruturas mentais importantes para a sua fase de desenvolvimento, criando situações e oportunidades nas quais as mesmas possam dirigir suas próprias ações sobre o objeto de conhecimento, estabelecendo relações com objetivos variados e em situações desafiadoras e favorecendo também a interação entre os pares. Ao longo dos atendimentos é percebido o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos atendidos, bem como o resgate de sua autoestima. As mudanças também ocorrem no âmbito familiar e escolar, uma vez que lhes é dada a oportunidade de compreenderem seus processos de aprendizagem através do contato com a literatura, jogos e atividades. 
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Copyright (c) 2016 Orly Zucatto Mantovani Assis

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