Banner Portal
Grupo de cuidados paliativos na neonatologia- gcpn desafios, possibilidades e cuidados- hospital da mulher - CAISM / UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Cuidados paliativos. Uti neonatal. Equipe. Humanização

Como Citar

SALCEDO, Elaine Aparecida de Carvalho. Grupo de cuidados paliativos na neonatologia- gcpn desafios, possibilidades e cuidados- hospital da mulher - CAISM / UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 211–211, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7394. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a assistência realizada pelo GCPN criado por profissionais da UTI Neonatal/CAISM visando melhorias na assistência aos familiares e pacientes no final de vida, como também minimizar angústias e estresse da equipe nesse cotidiano. 
Desde jan/2002 os profissionais realizam reuniões semanais para reciclagem teórica e discussão de casos com a incorporação gradativa de melhorias na assistência, podendo citar: protocolos assistenciais, reuniões com familiares de bebês internados e pais enlutados. Em agosto/2002 o grupo apresentou os primeiros princípios norteadores para o Cuidado Paliativo Neonatal- CPN, proposta esta incorporada às rotinas, entre outros protocolos e processos visando melhorias nessa linha de cuidados, todos com envolvimento da equipe da UTI. O grupo é formado por médicas, assistentes sociais, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas e fonoaudióloga. Além da assistência, da realização de pesquisas e eventos, os profissionais buscam investir na capacitação profissional e realizam atividades didáticas com residentes da pediatria, graduandos de fonoaudiologia, alunos da especialização da fisioterapia e do Serviço Social. São atendidos pelo GCPN recém nascidos internados ou egressos da UTI citada, seus respectivos familiares e pais enlutados. Em 2011 o serviço atendeu 2908 nascimentos, com 587 internações, sendo 328 em UTI, com 102 menores que 1500g. O GCP atua como consultor da UTI, elabora diretrizes, como também efetivou nesses anos a referência do serviço nessa proposta de cuidados. Essas ações propiciam maior qualidade e humanização na assistência e estão norteadas por portaria institucional e pelo programa de atenção integral do Ministério da Saúde. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elaine Aparecida de Carvalho Salcedo

Downloads

Não há dados estatísticos.