Banner Portal
A atuação do serviço social/GGBS no projeto familiarizando
PDF

Palavras-chave

Serviço social. Família. Dependência química

Como Citar

SANTOS, Cleonilda Costa. A atuação do serviço social/GGBS no projeto familiarizando. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 151–151, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7334. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Projeto Familiarizando tem por finalidade proporcionar acolhimento aos familiares dos servidores atendidos pelo Programa de Atenção a Dependência Química, a partir do momento que o funcionário acompanhado por seu familiar adere ao programa oferecido na Internação e/ou Tratamento Ambulatorial.
O projeto tem por objetivo, oferecer orientação profissional aos familiares sobre como lidar com a questão da dependência química, com vistas à potencialização da possibilidade de recuperação do servidor. Além disso, visa ampliar a rede de apoio e o fortalecimento da família, tendo em vista que a mesma tem um papel fundamental no processo de tratamento do dependente químico, oferecendo possibilidades de mudança na rotina familiar no sentido de retirar o foco central da droga/álcool. A metodologia utilizada prevê a realização de aproximadamente 06 encontros quinzenais, com a presença de até 02 membros da família e temas previamente estabelecidos. oportunizando a reflexão sobre questões cotidianas que envolvem a dependência. Para tanto, as ações da equipe são estruturadas a partir de escuta qualificada e acolhimento individual ao familiar. Essas reuniões devem se realizar desde a internação até o término do Tratamento Ambulatorial, podendo se estender a critério da família ou da Equipe. O projeto já foi implementado e apresenta boa adesão dos familiares , isso indica a importância de iniciativas dessa natureza para o fortalecimento da família e a ampliação das possibilidades de recuperação do dependente químico.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cleonilda Costa Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.