Banner Portal
Um novo questionário de aceitação alimentar em unidades de internação do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas
PDF

Palavras-chave

Recordatório de 24h. Estado nutricional. Ingestão alimentar

Como Citar

EGUTI, Akiko Toma. Um novo questionário de aceitação alimentar em unidades de internação do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 88–88, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7330. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O impacto da hospitalização no estado nutricional é de suma importância devido à alta prevalência de desnutrição hospitalar. O estudo do IBRANUTRI/1996, realizado com 4.000 pacientes em 12 Estados e Distrito Federal, demonstrou que 50% dos pacientes internados apresentavam algum grau de desnutrição e quanto maior o período de internação mais grave o estado nutricional; é possível suspeitar de uma correlação direta entre o estado nutricional dos pacientes internados e a inadequação da ingestão alimentar.
O objetivo foi elaborar um impresso padronizado para utilizar no hospital como um instrumento para fornecer informação, a mais fidedigna possível, sobre ingestão alimentar oferecida no hospital, quanto à quantidade e qualidade.
Desenvolver um formulário de recordatório de 24 horas de acordo com o tipo de dieta padronizada no HC da Unicamp, contendo informações gerais do paciente, dados antropométricos, tipo de dieta prescrita.
Espera-se, através desse formulário, obter informações para que possamos intervir precocemente no cuidados nutricionais do paciente, e garantir as suas necessidades energética e protéica, seja por via oral e/ou enteral.
Ser um instrumento de fácil preenchimento, pois a ficha é dividida por refeições, com ilustração de cada alimento ofertado, com a possibilidade de ser preenchido com um “X” para cada quadrante que corresponde a 25% de cada alimento. Atingir o maior número possível de pacientes com dificuldade de se alimentar que tenha o grau de consciência preservado, independente da idade ou escolaridade (incluindo analfabetos). 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Akiko Toma Eguti

Downloads

Não há dados estatísticos.