Banner Portal
Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?
PDF

Palavras-chave

Educação física. Educação não formal. Jogos possíveis. Esportes

Como Citar

CAVAZANI, Reinaldo Naia; BARRIOS, Fátima Aparecida; PAES, Roberto Rodrigues. Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 227–227, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7215. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Educação Física é uma das oficinas oferecidas no PRODECAD – Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Unicamp. Um espaço de educação não formal, que atende filhos de funcionários e alunos desta Universidade, no contra turno da escola formal. Durante a intervenção pedagógica percebemos a necessidade de ampliar o interesse das crianças pela prática da atividade física, e por conceitos de saúde e de segurança. Realizamos, em um grupo de 157 crianças de 06 e 10 anos, com apoio das Pedagogas, um estudo exploratório com o objetivo de identificar quais atividades eram mais significantes para as crianças desse grupo. Foram apresentadas 451 sugestões de atividades, sendo 9% para esportes formais como o voleibol, handebol e basquetebol e 91% para jogos e brincadeiras como queimada, esconde-esconde, corredor da morte, base quatro, balança caixão e mamãe da rua. Sabemos da importância destes esportes no desenvolvimento da criança, porém, os resultados mostraram que os jogos possíveis com regras e espaços adaptados são preferência no grupo estudado, possivelmente por possibilitar o ensino, a vivência e aprendizagem da criança por meio da ludicidade. Portanto, além dos resultados, percebemos que a intenção existente no planejamento não é suficiente para provocar mudanças na aprendizagem, quando não identificamos os interesses e necessidades do educando.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Reinaldo Naia Cavazani, Fátima Aparecida Barrios, Roberto Rodrigues Paes

Downloads

Não há dados estatísticos.