Banner Portal
Humanização no cuidado ao paciente pediátrico: idealização e construção de cureta magnética para remoção de corpo estranho metálico em ouvido e nariz

Palavras-chave

Humanização. Assistência. Enfermagem. Otorrinolaringolo- gia. Pediatria. Tecnologia

Como Citar

SILVA, Francisco Roberto da; CAVINATTO, Sonia Maria; BARIZON, Suzy Mary. Humanização no cuidado ao paciente pediátrico: idealização e construção de cureta magnética para remoção de corpo estranho metálico em ouvido e nariz. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 152–152, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7185. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A procura para retirada de corpos estranhos de ouvido, nariz  e faringe representa uma grande parcela das consultas efetuadas nos serviços de emergência em  Otorrinolaringologia. Observa-se que a permanência do corpo estranho por período prolongado pode levar a complicações mais graves: perfuração septal, deformidade nasal e formação de sinéquias, especialmente após a introdução de baterias alcalinas; e a laceração do conduto auditivo externo e a perfuração timpânica. Durante a remoção do corpo estranho, a criança se assusta e busca fugir do que ela considera uma ameaça. É então necessária a contenção firme do paciente, resultando em período prolongado do procedimento que pode ultrapassar 45 minutos. A agitação da criança pode acarretar complicações, como sangramento no local. Esta situação estressante também atinge os familiares e os próprios profissionais. Minimizar este estresse foi o motivo para a idealização e construção de uma cureta magnética pelo técnico de enfermagem deste ambulatório. No período de fevereiro a maio de 2014 foram atendidas 18 crianças que apresentaram corpo estranho em nariz e ouvidos. Destes, 5 eram objetos metálicos sendo 4 tarrachinhas de brinco e 1 bateria de lítio. A facilidade da remoção de metal com a cureta magnética suprimiu a necessidade da contenção da criança e o tempo do procedimento foi reduzido para, no máximo, 10 minutos. Nenhuma complicação foi relatada durante e após a retirada.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Francisco Roberto da Silva, Sonia Maria Cavinatto, Suzy Mary Barizon

Downloads

Não há dados estatísticos.