Banner Portal
Acessibilidade à bibliografia indicada para o vestibular da Unicamp: a experiência do laboratório de acessibilidade no XII Programa Ciência & Arte nas Férias 2014
PDF

Palavras-chave

Acessibilidade - Leitura. Deficiência visual - Recursos tecnológicos. Vestibular acessível. Leitura acessível - Deficientes visuais

Como Citar

PUPO, Deise Tallarico; LANDIN, Fernanda Landin; ARNAIS, Magali Ap. de Oliveira; ZATTERA, Vilson. Acessibilidade à bibliografia indicada para o vestibular da Unicamp: a experiência do laboratório de acessibilidade no XII Programa Ciência & Arte nas Férias 2014. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 202–202, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7077. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O Laboratório de Acessibilidade (LAB) da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) da Unicamp tem por objetivo principal promover iniciativas que permitam aos usuários com deficiência o acesso à informação bem como a participação ativa na vida acadêmica da Universidade. A autonomia e independência destes usuários são favorecidas pelo uso de recursos tecnológicos disponíveis no LAB para pesquisas, localização e obtenção de documentos. As atividades relacionadas à inclusão educacional e respeito à diversidade humana foram inspiradores à participação no XII Programa Ciência & Arte nas Férias (XIICAF), cujo público-alvo envolve alunos do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região. O tema “Acessibilidade à Bibliografia Indicada ao Vestibular da Unicamp” objetivou tornar acessíveis, aos candidatos com deficiência visual, o conteúdo bibliográfico proposto. As quatro alunas escolheram dentre os livros indicados pela Unicamp, quatro textos a serem transcritos: para áudio, MP3, braille e gravação (ledor). Para tanto, aprenderam as técnicas de transcrição, assistiram a vídeos sobre as deficiências e discutiram as questões como bullying, preconceito e discriminação, trazendo exemplos de seus ambientes escolares. O retorno foi positivo, dado o interesse demonstrado e como produto final foram gerados quatro exemplares contendo textos em braille, áudio, voz e MP3 e banners que foram divulgados no encerramento festivo e posteriormente entregues às escolas de origem. Acredita-se que assim, o LAB atue em consonância às ações afirmativas da Unicamp, levando extramuros da universidade as iniciativas de funcionários por uma sociedade mais justa, equitativa e desprovida de preconceitos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Deise Tallarico Pupo, Fernanda Landin Landin, Magali Ap. de Oliveira Arnais, Vilson Zattera

Downloads

Não há dados estatísticos.