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Campanha de prevenção do câncer de intestino grosso - investigação sobre o índice de adesão da população alvo
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Palavras-chave

Prevenção. Saúde coletiva. Câncer de intestino grosso.

Como Citar

NIERI, Tâmara Maria. Campanha de prevenção do câncer de intestino grosso - investigação sobre o índice de adesão da população alvo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 218–218, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8897. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O Câncer de Intestino Grosso é o 5º mais diagnosticado no Brasil, o 2º mais diagnosticado na região sudeste e a 3ª causa de morte por câncer no Brasil, tanto em homens como em mulheres. É tratável e curável quando diagnosticado no começo. Surge, em 90% dos casos, de uma lesão benigna e assintomática, chamada de pólipo. Desde 2012 o CECOM realiza uma estratégia de prevenção e diagnóstico precoce para todos os funcionários a partir dos 50 anos. Anualmente são distribuídos cerca de 5000 testes, sendo que o índice médio de adesão em quatro anos foi de 56%. O desafio da Campanha é aumentar a participação das pessoas. OBJETIVO: Estudar as causas da não adesão dos indivíduos à Campanha. Para saber os motivos da não realização do teste, em 2015 foi criado um questionário, enviado eletronicamente aos indivíduos alvo após a passagem da Campanha pela unidade. 675 questionários foram respondidos e analisados. Os números demonstraram uma redução expressiva de testes Positivos, número de pólipos e de Adenocarcinomas, justificando a ampliação da estratégia, para aumento da adesão. Após analisarmos os questionários, tomamos as seguintes providências: - respostas por e-mail esclarecendo as dúvidas relatadas; - retenção dos Kits dos funcionários ausentes, a serem entregues por ocasião do seu retorno; - ampliação do horário de entrega dos exames, nas Unidades e CECOM. - Realização do 1.º Encontro de facilitadores, a ser repetido anualmente. O impacto destas medidas no índice de adesão será conhecido nos próximos anos.

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Copyright (c) 2016 Tâmara Maria Nieri

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