Banner Portal
Educadoras de creche: saberes sociais, familiares e profissionais
PDF

Palavras-chave

História de vida. Memória. Narrativas

Como Citar

PINHEIRO, Marcia Aparecida Pereira Silva. Educadoras de creche: saberes sociais, familiares e profissionais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 262–262, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8705. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Apresento algumas discussões realizadas a partir da minha pesquisa de mestrado, intitulada “A formação profissional na prática cotidiana: o que nos contam as educadoras de creche”, que estudou duas creches do município de Campinas, São Paulo/Brasil. As histórias de vida das profissionais das creches foram registradas a partir da escuta de suas narrativas, cedidas em entrevistas, enquanto que os diálogos com as responsáveis pelas crianças integram o diário de campo utilizado pela pesquisadora. Como referenciais teórico-metodológicos foram utilizados os princípios da História Oral, cuja perspectiva metodológica não apenas tem como base a opção pela escuta e pelo registro das vozes normalmente excluídas e marginalizadas pela história oficial, mas também acolhe os sujeitos anônimos, construtores do cotidiano comum. Esta metodologia tem, na narrativa oral e na memória, fontes privilegiadas para o registro escrito da realidade social vivida, Vale destacar que a análise foi construída a partir do foco da pesquisa, dos saberes e dos fazeres das educadoras, procurando olhar para a profissional de Educação Infantil. Neste sentido, GUEDES-PINTO (2002, p.106) diz: “rememorar o passado não significa trazer de volta ao presente os acontecimentos vividos exatamente como se sucederam, mas reconstituí-los através da nossa vivência atual”. Coaduna-se com essa reflexão a opinião de SANTOS (2004, p.195), quando ressalta que: “olhar o passado não é um exercício de nostalgia e lembrança simples ou saudosa, pois cada sociedade pensa o passado de forma diversa e o narra de forma distinta”.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcia Aparecida Pereira Silva Pinheiro

Downloads

Não há dados estatísticos.