Banner Portal
Educação ambiental em forma de gincana
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação sócio-ambiental. Gincana. Crianças

How to Cite

FABRIN NETO, Joao Batista Alves de; BATAGLIOLI, M. C. Educação ambiental em forma de gincana. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 261–261, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8702. Acesso em: 27 jul. 2024.

Abstract

O trabalho voluntário tem revolucionado as escolas da cidade por ser um evento educativo utilizando apenas materiais recicláveis e reutilizáveis. Os monitores são alunos com formação técnica em meio ambiente, além de amigos. O público alvo são crianças das escolas da cidade, sempre separadas por idade e quantidade para assim poderem realizar as provas da GINCANA de maneira justa aos participantes. A princípio este trabalho começou no Zôo/Bosque da cidade com o título de “Férias no Bosque” que a cada mês de Julho trabalhamos com 100 crianças durante 15 dias de evento. A partir desta prática, pudemos visualizá-la em cada bairro ou escola. Para esta nova etapa, contamos com auxílio de diretores das escolas ou associações de bairros para a divulgação e arrecadação de prêmios e alimentos. São 5 escolas, por volta de 2000 alunos apenas este ano de 2008. Durante a Gincana Ambiental, as crianças têm a missão de salvar os “ovos de tartaruga”, “trocar lixo por árvores”, “praticar a coleta seletiva”, “despoluir a água”, “assistir teatro ambiental”, “curtas metragens com perguntas e respostas”, enfim, a cada atividade, existe a competição entre os grupos, porém todos saem ganhando pontos. Por fim, um delicioso cachorro-quente, suco, medalhas e brindes. Como resultado os eventos foram filmados, para divulgação, como idéia aos grupos educadores.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Joao Batista Alves de Fabrin Neto, M. C. Bataglioli

Downloads

Download data is not yet available.