Banner Portal
Revisão dos fluxos de atendimento e implantação do posto de acolhimento e triagem: unidade de emergência inserida no contexto SUS
PDF

Palavras-chave

Enfermagem em emergência. Serviços médicos de emergência. Triagem

Como Citar

MARCONATO, Rafael Silva; ANDRADE, Rita de Cassia Dantas; SILVA, Michele de Freitas Neves; SILVA, Marcos Roberto; JARDIM, Valdecir Monteiro; MARCONATO, Aline Maino Pergola. Revisão dos fluxos de atendimento e implantação do posto de acolhimento e triagem: unidade de emergência inserida no contexto SUS. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 261–261, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8632. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Os serviços de urgência e emergência são extensiva e erroneamente procurados por pacientes de baixa complexidade. A unidade de emergência referenciada (UER) do HC/Unicamp atingiu a média 400 atendimentos/dia, ocasionando ocupação inadequada de áreas nobres com casos simples com superlotação e desassistência. Objetivo: Descrever o fluxo de primeiro atendimento na UER. Método: Trata-se de um estudo descritivo que relata a experiência com a criação de um fluxo de atendimento para pacientes na UER. O acolhimento começou a ser feito em área externa à UER por uma equipe multidisciplinar composta de seguranças, técnicos administrativos, enfermeiros, médicos e assistentes sociais. Houve reuniões de consenso entre todos os envolvidos (médicos, enfermeiros, serviço social, escola, superintendência, prefeituras, etc); adequação da estrutura física; mudança da cultura da equipe e capacitação. Resultados: O projeto piloto ocorreu em abril de 2015 e a implantação em maio. Observou-se queda no número de atendimentos realizados no mês da implantação (aproximadamente 10000 em 05/2014 e 6000 05/2015). Também se observou: diminuição do tempo de espera pelo atendimento; o aumento da satisfação do usuário e do trabalhador; a diminuição dos conflitos; a melhora no ambiente de ensino e atendimento. Discussão: As próximas ações para viabilização do atendimento referenciado de pacientes graves serão: o bloqueio físico da unidade; a melhora dos fluxos internos do complexo HC; e, a manutenção do foco no sistema de referência. Conclusão: A definição de fluxos de atendimento são ferramentas eficazes para organização dos serviços de emergência referenciados como uma forma de garantir a assistência de qualidade.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rafael Silva Marconato, Rita de Cassia Dantas Andrade, Michele de Freitas Neves Silva, Marcos Roberto Silva, Valdecir Monteiro Jardim, Aline Maino Pergola Marconato

Downloads

Não há dados estatísticos.