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O acesso livre à informação científica: a biblioteca digital da UNICAMP
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Palavras-chave

Biblioteca Digita. Acesso livre à informação científica. Produção Científica.

Como Citar

VICENTINI, Luiz Atilio; VICENTINI, R. A. B.; FERREIRA, D. T. O acesso livre à informação científica: a biblioteca digital da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 189–189, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8506. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A disponibilização das teses e dissertações nas bibliotecas digitais, tendo a Internet como mecanismo de comunicação de alcance mundial, instantâneo, interativo e multidirecional possibilita o acesso ilimitado e sem fronteiras a esse importante repertório do conhecimento. A Biblioteca Digital nasceu da necessidade de integração da Unicamp às iniciativas nacionais e internacionais de tornar público a produção científica gerada nas universidades, em meio eletrônico utilizando a rede mundial como forma de comunicação científica, possibilitando que o conhecimento acumulado até então, de acesso restrito a sua comunidade seja compartilhado com a sociedade. A consolidação dessas iniciativas pode ser comprovada com a implantação da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) que congrega um repositório de acesso integrado de universidades em todo o mundo; a nível nacional, da Biblioteca Digital Brasileira - IBICT, do Portal Domínio Público MEC e da Portaria Capes nº13 de 15/02/06, que institui a divulgação digital das teses/dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação, objetivando criar um significativo acervo de domínio público. As atividades e metodologia giram em torno da estruturação das teses e dissertações defendidas nas unidades de ensino e pesquisa; revisão e avaliação dos arquivos eletrônicos e indexação e publicação na Biblioteca Digital. Os impactos esperados são o aumento da visibilidade da produção científica da Unicamp no Brasil e no exterior e a ampliação do conhecimento de domínio público, o que provocará impacto positivo na formação científica das gerações atuais e futuras.
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Copyright (c) 2016 Luiz Atilio Vicentini, R. A. B. Vicentini, D. T. Ferreira

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