Banner Portal
Avaliação dos efeitos da administração de gangliosídeos (mistura) na expressão gênica de citocinas pró inflamatórias em ilhotas pancreáticas no camundongo nod/uni (non obese diabetic)
PDF

Palavras-chave

Modelo experimental. Diabetes tipo 1 espontânea. Diabetes

Como Citar

VILELLA, Conceição Aparecida; VIEIRA, K. P.; ZOLLNER, Ricardo de Lima. Avaliação dos efeitos da administração de gangliosídeos (mistura) na expressão gênica de citocinas pró inflamatórias em ilhotas pancreáticas no camundongo nod/uni (non obese diabetic). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 138–138, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8314. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Empregando-se modelo experimental de diabetes tipo 1 espontâneo (camundongos NOD), estudamos os efeitos de GGs mistura, sobre a expressão gênica de citocinas na ilhota isolada de camundongos NOD. Materiais e Métodos 70 camundongos NOD fêmeas com 4 semanas de vida, foram divididos em dois grupos; 35 foram diariamente injetadas por via i.p, 150 mg/kg/dia com mistura de GGs (GM1 21%,GD1a 40%,Gd1b 16%,Gt1b 19%) e sacrificados na 8a , 12a , 16a , 20a , 24a e 28a semana de vida e tratamento. 35 animais fêmeas foram utilizadas como controle e injetadas diariamente com 100 ?l de salina (0,9%) nas mesmas condições do grupo experimental O diabetes foi monitorado semanalmente, a partir da 10ª sem de vida, através da glicemia, sendo considerados diabéticos os animais que apresentassem valores consecutivos superiores a 250mg/dL. Resultados:- A expressão gênica de IL-1 b no grupo GGs foi significativamente inferior (p< 0,05) na 12a ,16 a e 28 a sem. quando comparado com seu grupo controle salina. e diabéticos A expressão gênica de IFN –ã 16a ,20 a e 28 a sem. foi significativamente inferior (p 0,05) quando comparado com seugrupo controle salina e diabéticos A expressão gênica de TNF-a,os valores foram significativamente inferior (p< 0,05) na 12a ,16 a e 20 a sem. quando comparado com seugrupo controle salina. e diabéticos Conclusão:- GGs podem bloquear de forma seletiva a produção de citocinas pró-inflamatórias como IFN-g e TNF-a (Th1) modulando a infiltração e ativação de linfócitos T. Nossos resultados sugerem a presença de efeitos modulatório dos GGs sobre a evolução do processo inflamatório pancreático no modelo Nod.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Conceição Aparecida Vilella, K. P. Vieira, Ricardo de Lima Zollner

Downloads

Não há dados estatísticos.