Banner Portal
Novos processos de atendimento a estudantes estrangeiros intercambistas
PDF

Como Citar

SEVILLANO, Daniel Cantinelli; SILVA, Sandra Elizabeth Lovatto; PEREIRA, Mariana Castrillon Morais; PACHECO, Luciana de Assis; DANTAS, Leonardo Davine; FEIJÓ, Lucineia Moraes; GABRIEL, Lucas Vital Matos Dias. Novos processos de atendimento a estudantes estrangeiros intercambistas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 51–51, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8181. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O processo de internacionalização da universidade passa, obrigatoriamente, pela vinda de estudantes estrangeiros intercambistas. O aumento do número desses estudantes na Unicamp levou a equipe da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI) que trabalha diretamente com mobilidade estudantil a rever seu processo de atendimento, adequando-o à nova realidade vivenciada pela universidade. Ao analisar o tipo de informação recebida pelos estudantes estrangeiros, o atendimento foi dividido em 4 etapas: cadastro na polícia federal, cadastro acadêmico, alojamento e informações gerais. Foi verificado que, embora as duas primeiras etapas demandem um atendimento mais personalizado, as etapas 3 e 4 poderiam ser realizadas em grupo, pois são informações que dizem respeito a todos os estudantes. Assim, ao receber a visita de um grupo de alunos, eles são atendidos em conjunto quanto à questão do alojamento e das informações gerais, e conforme recebem as informações são encaminhados a outros funcionários que os ajudarão com questões individuais, como os cadastros que devem ser feitos. Se anteriormente um funcionário era responsável pelo atendimento completo a cada estudante, criou-se uma maneira otimizada de atendimento, pela qual o aluno recebe as informações necessárias sem ter que esperar que um funcionário esteja disponível para realizar o procedimento completo de atendimento. Além da readequação do processo de atendimento presencial, a equipe mapeou as ações que poderiam ser desenvolvidas antes da chegada dos estudantes, e passou a realizar o pré-cadastro acadêmico dos intercambistas no site da DAC, inserindo seus dados pessoais e as disciplinas que irão cursar durante seu intercâmbio.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniel Cantinelli Sevillano, Sandra Elizabeth Lovatto Silva, Mariana Castrillon Morais Pereira, Luciana de Assis Pacheco, Leonardo Davine Dantas, Lucineia Moraes Feijó, Lucas Vital Matos Dias Gabriel

Downloads

Não há dados estatísticos.