Banner Portal
Repercussão de um programa de atividades físicas orientadas na melhoria da saúde e qualidade de vida de sujeitos sedentários
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Atividade física. Saúde. Qualidade de vida. Sedentário

How to Cite

BANKOFF, Antonia Dalla Pria; ZAMAI, Carlos Aparecido. Repercussão de um programa de atividades físicas orientadas na melhoria da saúde e qualidade de vida de sujeitos sedentários. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 258–259, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8082. Acesso em: 18 may. 2024.

Abstract

Os principais benefícios à saúde proveniente da prática de atividade física referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos. O estilo de vida sedentário é um fator de risco dependente para as doenças coronariana e acidente vascular, principais causas de morte no mundo. O objetivo deste trabalho foi verificar as contribuições de um programa de atividades físicas orientadas na melhoria da saúde e qualidade de vida de sujeitos sedentários. Para a coleta de dados foi desenvolvido um protocolo específico contendo perguntas fechadas e mistas e coletas de dados através de avaliação antropométrica; aferição da pressão arterial e da relação cintura quadril, as quais foram realizadas no Laboratório de Avaliação Postural da Faculdade de Educação Física após aprovação do Comitê de Ética da Unicamp. Resultados: Trabalham sentados 68,75% (sexo feminino - SF) e 55,55% (sexo masculino - SM); Fazem uso de medicamentos diariamente 62,50% (SF) e 66,66% (SM); Apontaram problemas de doenças e fatores de riscos para a saúde 93,50% (SF) e 65,16% (SM); São hipertensos 31,25% (SF) e 33,33% (SM); Apontaram melhoras no desenvolvimento das atividades no trabalho 81,25% (SF) e 66,66% (SM); Melhoras nas atividades realizadas fora da Unicamp 75,00% (SF) e 77,77% (SM); Melhoras na qualidade de vida 81,25% (SF) e 77,77% (SM); Destacaram melhoras na saúde 87,50% (SF) e 88,88% (SM). Verificou-se também a diminuição das variáveis analisadas na reavaliação (medidas antropométricas, PAS/PAD e RCQ) e boa parte dos sujeitos analisados passaram a praticar atividades físicas fora da Unicamp 50,00% (SF) e 77,77% (SM).
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Antonia Dalla Pria Bankoff, Carlos Aparecido Zamai

Downloads

Download data is not yet available.