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Organização do acervo processual da faculdade de educação: instrumento de pesquisa
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Palavras-chave

Organização arquivística. Acervo processual. Instrumento de pesquisa. Inventário

Como Citar

GIANNONI, Maria Alice; CAMPOS, Sonia Aparecida Ferraz. Organização do acervo processual da faculdade de educação: instrumento de pesquisa. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 147–147, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7794. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Os instrumentos de pesquisa representam importante ligação entre o acervo documental existente nos órgãos depositários de documentos e a demanda dos usuários. Na Faculdade de Educação, a criação de um dos instrumentos de pesquisa – o inventário do acervo processual em seus diferentes tipos de depósitos – foi o de trabalhar na organização do que chamamos de documentos compostos: processos administrativos e de pessoal. Esta foi uma das principais providencias tomadas no início da organização geral do Arquivo para assim resgatar toda a informação necessária, de maneira rápida e eficiente, possibilitando acesso controlado e preservação física dos processos. Mas, o que é processo? “Processo é uma unidade documental em que se reúnem oficialmente documentos de natureza diversa no decurso de uma ação administrativa ou judiciária, formando um conjunto materialmente indivisível”. A metodologia utilizada obedeceu as normas da Arquivística referentes à análise documental e avaliação do acervo, juntamente com o levantamento de diferentes posicionamentos e técnicas. O Arquivo Setorial da Faculdade de Educação (ASFE), levanta assim possíveis questionamentos e soluções espelhando claramente o objetivo desta organização e da criação dos instrumentos de pesquisa. Foram divididos em cinco depósitos com denominações diferenciadas e acondicionados separadamente. No âmbito processual, o ASFE além de trabalhar conjuntamente com o Sistema de Protocolo da UNICAMP, trabalha também com este diferencial – os instrumentos de controle e pesquisa internos – que facilitam a localização, a identificação, o registro de demandas e a visualização precisa dos processos existentes no próprio Arquivo. Nas versões manuscritas e digitais são constantemente atualizados.
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Copyright (c) 2016 Maria Alice Giannoni, Sonia Aparecida Ferraz Campos

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